segunda-feira, 31 de março de 2014

Não abra mão do chocolate na Páscoa


Com a proximidade da Páscoa, uma antiga discussão volta à tona: comer  chocolate faz mesmo mal à pele? Provoca, de fato, o aparecimento de cravos e espinhas? Há anos a questão vem sendo investigada pela comunidade científica e de fato o chocolate não faz mal a pele, mas seu componente, o açúcar, pode sim causar sérios danos a saúde da pele. 

Estudos revelam que o chocolate apresenta alto índice glicêmico, o que pode, sim, piorar o quadro de quem apresenta acne. Ao comer chocolates e doces em geral, o organismo enfrenta picos de glicose e dispara uma grande quantidade de insulina para controlar a taxa de açúcar no sangue. Como os picos são elevados, acontece uma desregulação hormonal que desencadeiam a acne. “Nos casos de relatos em que a acne piora com a ingestão de chocolate, recomendamos que o paciente suspenda a substância”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon, presidente da Sociedade Brasileira de Laser no Centro-Oeste. 

Para evitar o aparecimento de cravos e espinhas sem abrir mão do chocolate, o mais importante é a moderação. Recomendamos os chocolates amargos, com maior concentração de cacau e menos gordura que as versões ao leite. O chocolate branco deve ser a última opção, pois não contém pasta de cacau, só a manteiga, sendo assim o mais gorduroso. “Além da moderação e de escolher o chocolate certo, é importante os cuidados com a limpeza da pele. Lavar o rosto duas ou três vezes por dia ajuda a controlar a oleosidade”, explica o dermatologista. 

A acne é uma doença dermatológica que acomete indistintamente pacientes de ambos os sexos, a partir da adolescência, e pode ser desencadeada por vários fatores. Entre eles, alteração da flora bacteriana normal da pele, tensão emocional, período menstrual, medicamentos (vitaminas do complexo B e corticóides, principalmente), fator hereditário e excesso de produção de gordura na pele – no caso do chocolate, o açúcar aumenta essa produção desencadeando espinhas e cravos. 

Além da preocupação com a saúde da pele, deve-se lembrar que o alto índice de gordura e açúcar contidos no chocolate podem afetar também o coração, alterando os índices de glicose e triglicerídeos, afetando a parte odontológica e até mesmo contribuindo para a obesidade. Contudo, com equilíbrio e autocontrole, pode-se aproveitar a Páscoa, saborear os chocolates e proteger a saúde. 

Para saber mais
Clínica de dermatologista Ricardo Fenelon
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212
Tel.: (61) 3326.2213

Nenhum comentário:

Postar um comentário