segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ongs de cinco países firmam acordo de cooperação para a defesa da criança

O Comité de los Derechos del Niños (CDN) - Uruguay, o Instituto de Estudios Legales y Sociales del Uruguay (IELSUR) e a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced/DCI Brasil) lançam no próximo dia 27, em Brasília, o projeto “Reforzar las redes representativas de la sociedad civil en Latino América en defenza de los derechos humanos de niños e niñas y adolescentes”.

O projeto conta com o apoio financeiro da União Européia e tem como objetivo consolidar as alianças estratégicas entre organizações de defesa dos direitos das crianças e adolescentes em cinco países da América Latina: Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina. O fortalecimento do vínculo entre as diferentes instituições permitirá a sustentação e a pontencialização de ações dirigidas ao desenvolvimento democrático e respeitoso dos direitos de crianças e adolescentes tanto a nível nacional quanto latino-americano.

Também fazem parte do projeto as organizações Abogados y Abogadas del Noroeste Argentino en Derechos Humanos y Estudios Sociales (ANDHES) da Argentina, a Coordinadora por los Derechos de la Infancia y la Adolescencia (CDIA) do Paraguai e a Defensa de Niñas y Niños Internacional (DNI) da Bolívia.

Sobre a Anced
Há 19 anos a Anced se faz presente em 17 estados e no Distrito Federal no Brasil, a partir da ação desenvolvida pelos 36 Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECAs filiados, que unificam-se pela missão de proteção jurídico-social de direitos humanos de crianças e adolescentes.

Sobre a IELSUR
A organização não governamental IELSUR surgiu como uma iniciativa de um grupo de advogados que tentavam dar respostas legais às violações dos direitos humanos durante a ditadura no Uruguai. Com o advento da democracia,a IELSUR amplia e aprofunda sua atuação de defesa dos direitos humanos com ações teóricas e práticas em pesquisa e ação social.

Sobre o Comité de los Derechos del Niños (CDN) do Uruguai
O Comité de los Derechos del Niños é uma coalizão de organizações não-governamentais, sociais e culturais criadas em 1991, após a aprovação da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. O papel do comitê é o de receber informações com o objetivo de encontrar a situação real dos direitos das crianças.

Serviço
Lançamento do projeto “Reforzar las redes representativas de la sociedad civil en Latino
América en defenza de los derechos humanos de niños e niñas y adolescentes”
Dia: 27/02 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Nova sede da ANCED/DCI Brasil - 
SGAN 914, Bloco F, Casa 5, Asa Norte, Brasília-DF
Informações: (61) 3272-7980  

Nenhum comentário:

Postar um comentário