terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Especialistas dão dicas para recuperar a pele e o cabelo danificado

No ritmo de férias, muita gente aproveita esta época do ano para passar alguns dias na praia. O que muitos esquecem é que, além de diversão, são necessários cuidados fundamentais com a pele. “A falta de proteção, o uso inadequado do filtro solar ou a exposição aos raios solares nos horários de maior incidência dos raios UV têm como resultado: pele vermelha, ardência, inchaço e, algumas vezes, descamação”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon, presidente da Sociedade Brasileira de Laser no Centro-Oeste.

As queimaduras solares podem variar em intensidade, mas exigem o mesmo cuidado: muita hidratação. Para diminuir o vermelhidão e ardência, devem ser usados cremes e compressas frias, que podem ser feitas com camomila. “As compressas e também os hidratantes – de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar – ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele. Outra opção são os banhos frios e mornos”, aconselha o dermatologista.

Para recuperar a pele descamada, a principal orientação é não puxar a pele, nem acelerar a descamação. “Dependendo da área atingida e da intensidade da queimadura, a pele deve se recuperar em uma semana, em média. O paciente deve hidratar muito e esperar”. O dermatologista lembra ainda que como qualquer inflamação, a exposição ao sol com a pele queimada ou descascada pode resultar em manchas. “Alguns tratamentos ajudam a repor o que o sol tirou da pele, retiram manchas, fortalecem a cútis e estimulam a produção de colágeno. Ácido retinoico, luz pulsada, vitamina C e sessões de laser são algumas opções que ajudam a reverter a situação”, explica o dermatologista.

Trato com os Cabelos - Mas, nessa época do ano não é só a pele que sofre com os danos solares, os cabelos também sofrem, necessitando de atenção especial. A areia, o cloro da piscina, os raios solares, o vento e o sal do mar prejudicam a saúde dos cabelos e fazem com que percam muita água e proteína, resultando em fios ressecados, desbotados e com pontas duplas. “É aconselhável a procura por xampus, condicionadores, máscaras e cremes para pentear que contenham filtros solares”, explica a especialista em coloração da equipe do Ricardo Maia Hair e Make-Up, Tânia de Souza.

Outra dica importante é controlar a temperatura da água. Um cabelo danificado não deve ser lavado com água quente, pois ela estimula a oleosidade da raiz e o ressecamento das pontas. “Procure utilizar água fria para lavar os fios, pois mantêm a oleosidade balanceada”, diz a colorista. Outro cuidado que devemos ter é com o uso exagerado de condicionador. “Quando os fios estão ressecados, as pessoas tendem a usar mais condicionador e não enxaguá-los direito. Sem enxágue, o creme forma um resíduo e deixa o cabelo sem brilho e pesado”, ressalta.

Tânia ainda ressalta a importância do uso de leave in no dia-a-dia para manter a nutrição dos fios. “É como se fosse uma máscara de tratamento com uma textura mais leve, evita que o cabelo embarace com facilidade e dificulta a perda de nutrientes. Ele ainda protege do sol, umidade e poluição”, explica.  Além disso, ao retornar de férias ou de um período de exposição ao sol o ideal é procurar um profissional para manutenção do corte e uma hidratação.

Independentemente do clima, mas com um cuidado especial no verão, devemos cuidar da saúde da pele e dos fios não esquecendo de manter sempre ao alcance da mãos produtos como filtro solar, sprays, hidratantes, máscaras, entre outros produtos que ajudarão na prevenção e recuperação da pele ou cabelo danificado. “Sempre procure um especialista para indicar os produtos adequados para cada tipo de pele e cabelo”, alerta Fenelon.

Serviço
Clínica de Dermatologia Dr. Ricardo Fenelon 
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212
Brasília – DF
Tel.: (61) 3326.2213

Nenhum comentário:

Postar um comentário