quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cultura lança primeiros editais do Fundo de Apoio à Cultura 2014

A Secretaria de Cultura lançou os primeiros editais do Fundo de Apoio à Cultura de 2014. Este ano, o processo ganha um formato inovador, com editais menos burocráticos e prestação de contas simplificadas. As facilidades são resultado do novo Decreto do FAC, assinado pelo governador Agnelo Queiroz na reinauguração do Cine Brasília.

Serão lançados três editais neste primeiro momento, que homenagearão figuras importantes do cenário cultural do DF: Prêmio Cássia Eller - Gravação de CD; Prêmio Cassiano Nunes - Impressão de Livros, Revistas e Catálogos; e Prêmio Dulcina de Moraes - Montagem de Espetáculos.

"A política pública da Cultura projeta para 2014 a ampliação e a diversificação dos seus projetos de fomento de modo que nós possamos dar curso à reconstrução institucional do FAC. Nós trabalhamos em duas frentes: na transparência e na democratização/descentralização da Cultura no DF", afirmou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

No total serão quase R$ 8 milhões investidos em novos produtos artísticos e culturais realizados por artistas do DF. "Esse novo formato atende reinvindicações históricas do movimento cultural do DF e vai garantir ainda mais acesso à cultura e arte da população", afirmou o subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes.

Para a montagem de espetáculos nas áreas de teatro, cultura popular, dança e circo, serão apoiados 83 projetos, e no mínimo oito espetáculos devem ser voltados para a primeira infância.

Na gravação de CD serão apoiados 30 projetos, recorde do FAC. Já para a impressão de livros, revistas e catálogos, a novidade é que agora basta apresentar a boneca da obra a ser impressa para ser avaliada pelo Conselho de Cultura, e o FAC cuidará da impressão no formato indicado pelo autor.

Para esses editais não serão mais exigidos orçamentos de cada item como justificativa de preço, e outros pontos dos editais foram simplificados. Os projetos apoiados deverão comprovar a execução do objeto e uma prestação de contas simples ao final. Os demais editais do FAC serão publicados ainda no primeiro semestre de 2014.

Fonte:Agência Brasília/Imagem:Pedro Ventura  

Nenhum comentário:

Postar um comentário