quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Conheça os benefícios que os exercícios físicos proporcionam na infância

A criança que possui o hábito de se exercitar dificilmente deixará a prática esportiva na vida adulta. É o que conclui uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2012. Educadores Físicos são categóricos em afirmar sobre a importância dos pais em incentivar os pequenos para a prática de atividades físicas. “Dizer que o exercício físico faz a criança crescer é um conceito antigo e errôneo, mas contribui para o desenvolvimento completo do corpo”, lembra o coordenador da Unique Kids, Daniel Cancelli.

O profissional da saúde, responsável pelo Departamento Infantil da Unique Fitness (unidade Asa Sul), explica que o mais importante é a criança aprender a criar hábitos saudáveis desde pequeno. “O exercício estimula o desenvolvimento muscular, melhora a alimentação, o sono e ainda atinge a capacidade total de desenvolvimento do corpo”, conta Daniel.

Não há idade para a criança começar a se exercitar, mas é preciso respeitar seus limites. “A criança deve experimentar diversas modalidades, pois será importante para o seu desenvolvimento. A partir dos sete anos de idade, ela adquire maturidade psicomotora e os exercícios poderão ser mais cobrados, tecnicamente”, afirma o coordenador da Unique Kids (unidade Sudoeste), Leonardo Oliveira.

Na Unique Kids – área infantil da Unique Fitness – as crianças se exercitam brincando. São realizadas diversas atividades e dinâmicas que estimulam o desenvolvimento físico e psíquico dos pequenos. “A brincadeira é uma ferramenta que deve ser utilizada constantemente durante as aulas, como forma de ensinar movimentos específicos e amenizar as rotinas de um treinamento físico tradicional”, ressalta Daniel.

A presença dos pais também ajuda a estimular a vida saudável dos filhos. Atividades como jogar futebol, andar de bicicleta ou nadar em piscinas e lagos, colaboram com a iniciativa deles para praticarem mais exercícios e ajudar no seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário