terça-feira, 1 de outubro de 2013

DF tem primeiro preso em regime fechado a concluir faculdade

O detento do Presídio do Distrito Federal I (PDF I), Glaucimar Ferreira Santos, de 35 anos, tornou-se hoje o primeiro presidiário da capital do país a concluir um curso de nível superior durante o cumprimento de pena em regime fechado.

O diploma de graduado em Administração veio graças ao apoio da irmã, Glaucia, que assistia às aulas presenciais em seu lugar e repassava lições para ele na cadeia.

"O estudo é capaz de mudar a história e o caráter de um homem", contou orgulhoso o detento, que está preso desde março de 2007 por extorsão mediante sequestro e cumpre pena de 20 anos de prisão, mas deve progredir para o regime semiaberto ainda este ano. 

Ele já iniciou uma pós-graduação em Gestão de Negócios. A história de sucesso tem como personagem principal a irmã, Gláucia, que serviu de elo entre o presidiário e a faculdade.

Em regime fechado, Glaucimar não teve liberação judicial para as aulas presenciais que aconteciam duas vezes por semana, apesar de o curso ser a distância.

"Ela ia na faculdade e gravava as aulas para mim, e trazia junto com as anotações e exercícios", contou o aluno, que ainda recebia as provas lacradas no presídio.

Modesta, Gláucia repassa todos os créditos da conquista ao irmão. "O diploma é mais dele do que meu, apenas corri junto com ele atrás desse sonho que ele tinha de sair daqui uma outra pessoa", destacou.

Sem nunca ter ido pessoalmente à faculdade, sem conhecer os colegas de sala, Glaucimar foi destaque da turma, com notas acima da média, de acordo com a direção da instituição.

"A faculdade percebeu que ele era uma pessoa muito inteligente, as provas dele eram destaque", lembrou a diretora da Faculdade Anhanguera FacNet, Ana Paula Rios.

Durante a cerimônia de colação de grau, realizada do auditório do Presídio do Distrito Federal (PDF I), no Complexo da Papuda, a mãe de Glaucimar, dona Teresinha Ferreira era a mais emocionada.

"Sem o apoio da família é muito difícil dar a volta por cima, eu tenho muito orgulho de ver ele lutando para alcançar seu objetivo", enfatizou orgulhosa.

"Você está dando um exemplo pra grande massa de reeducandos que merece ser seguido. Se formou em uma grande faculdade, ao invés de fazer graduação e pós-graduação no mundo do crime", elogiou o secretário de Segurança, Sandro Avelar, paraninfo da colação.

Também participaram da cerimônia de formatura do detento Glaucimar Santos: o presidente da Fundação de Amparo ao Preso (FUNAP), Adalberto Monteiro; o subsecretário do Sistema Penitenciário, Claudio Magalhaes e o diretor da PDF I, Celso Lima.

Fonte:Agência Brasília/imagem:Hmenon Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário