segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Varjão receberá oficina de Design Gráfico

Em 25 de setembro, a comunidade do Varjão receberá um novo módulo do projeto “Boto Fé na minha História!” Desta vez, a oficina de Design Gráfico, com duração de 02 meses e inscrição gratuita, coopera na reconstrução da memória e história cultural desta região administrativa do DF. As aulas vão de 25 de setembro a 15 de novembro, às quartas e sextas, das 15h às 18h, na Casa São José.

A proposta da oficina é ensinar noções básicas (práticas e teóricas) de design gráfico e dos principais softwares usados para a produção gráfica, e apresentar um panorama do mercado de design e suas vertentes. É uma oportunidade de dar vazão às ideias em comunicação visual, comerciais ou não.

Além disso, o curso abarcará noções gerais de diagramação, tipografia e finalização de arquivos para diversos formatos além de incluir aulas de Adobe Photoshop para tratamento de imagens e Adobe Ilustrator para criação de arquivos vetoriais. Estas ferramentas serão utilizadas para a produção de materiais gráficos sobre os trabalhos anteriores do projeto: na pesquisa histórica e conceitual da comunidade beneficiada.

Sobre o projeto “Boto Fé na minha História!”
A comunidade do Varjão recebe projeto dedicado à sua história e memória cultural. “Boto Fé na minha história!” é um projeto realizado pela Enzima Cultural e patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do GDF que incentiva os moradores de cidades-satélites do DF a reconhecerem e valorizarem sua própria cultura e espaço urbano em que vivem e no qual construíram sua história.

E a arte é ponte para este encontro com as memórias e as vivências. Ícones pacificadores e promotores de cidadania da região do Varjão, abarcada pelo projeto, são escolhidos para trabalhar temáticas que geram ações de cultura de paz nas comunidades. É uma tentativa de resgate da história do lugar pelo viés da geografia humana.

O projeto oferece sete oficinas artísticas para jovens e adultos com perspectivas de profissionalização e democratização ao acesso e à produção de arte no Distrito Federal. Os jovens que se inscrevem são convidados a contar sua história de um jeito novo: seja por meio da fotografia, teatro, música ou ilustração, passam a manusear técnicas dessas artes no meio onde estão inseridos.

Cada oficina proposta apresenta uma maneira de se falar sobre a comunidade. Elas são de Pesquisa Histórica, Mídias Digitais (Fotografia, Vídeo, Edição de Imagens, Redes Sociais e Texto), Iniciação Teatral, Ilustração, Design Gráfico, Serigrafia e Figurino Teatral para costureiras.

Ao final de todas as oficinas, o projeto resultará em uma intervenção cênica no espaço urbano e em produtos artísticos geradores de visibilidade como outdoors, busdoors, camisetas, lápis, canetas e outros materiais comercializáveis.  A matriz inspiradora do projeto é a pop art, com cores e formas imortalizadas pelas mãos de Andy Wahrol, Laurence Alloway, Roy Lichtenstein e Tom Wesselmann.

Serviço
Boto Fé na Minha História!
Datas: Abril de 2013 a abril de 2014
Local: Casa São José – Varjão
Oficina de Design
Data: 25 de setembro a 15 de novembro (quartas e sextas)
Horário: 15h às 18h
Local: Casa São José – Varjão
Oficinas gratuitas
Inscrições: botofenaminhahistoria@gmail.com
Informações: (61) 3323-4079

Nenhum comentário:

Postar um comentário