sexta-feira, 17 de maio de 2013

Eu Faço Cultura


Este mês, é a vez da capital federal, Brasília, receber a programação do  Eu Faço Cultura, que terá as oficinas no dia 17 de maio e os shows da banda instrumental Marambaia e da cantora Ellen Oléria, que lança seu DVD, no dia 18 de maio. Para o show é importante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Em anos anteriores, o projeto destinou 2,5 toneladas de alimentos a 27 instituições de caridade, arrecadados nos eventos. Os alimentos serão destinados à ONGs, Centros Comunitários ou escolas que receberão as oficinas nas cidades.

Depois de seis anos de sucesso, o Eu Faço Cultura volta a percorrer o Brasil. Mais de 20 cidades, entre municípios e capitais receberam as atividades do projeto que levou oficinas gratuitas para ONGs, escolas e centros comunitários, além de shows com bandas instrumentais e de MPB. Durante todo o ano de 2012, as oficinas fizeram homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga que completaria 100 anos nesse ano.

Nos seis primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 600 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto, que volta a percorrer algumas cidades do Brasil.

Oficina de percussão gratuita
Para a população de Brasília será oferecida, gratuitamente, oficina de percussão, no CEAN - Centro de Ensino Médio da Asa Norte, no dia 17 de maio, das 9h às 13h. A oficina será ministrada por Léo Barbosa, professor e percussionista das bandas instrumentais Funkieira e Marambaia. Léo participa do projeto desde o começo e tem orgulho do que já conquistou. “A oficina ensina percussão e desperta o interesse pelos instrumentos de pessoas que nunca teriam essa oportunidade”, acrescenta. A oficina vai abordar, nos dois dias, ritmos como galope, afoxé e frevo. Para a oficina, são oferecidas 40 vagas.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br.

Após as aulas, 10 alunos farão uma apresentação no show da banda Marambaia, composta por Marcus Moraes, Marcelo Lima, Alexandre Macarrão, Léo Barbosa e Célio Maciel.

Show com a cantora Ellen Oléria
No dia 18 de maio, no Museu Nacional da República, a partir das 18h00, as cantoras Ellen Oléria e Ana Reis e a banda Marambaia apresentam o show gratuito que encerra as atividades do projeto Eu Faço Cultura em Brasília.

Nomeada como a voz do Brasil em 2012, aos trinta anos, Ellen Oléria condensa em sua performance tudo o que o povo brasileiro reconhece como seu: perseverança, entusiasmo e um sorriso que nunca sai do rosto, iluminando cada canção que canta. Compositora em essência, multi-instrumentista, cantora e atriz, ela é brasileira, e se reconhece como tal, mas faz música pro mundo inteiro. Com estilo variado e rico, Ellen Oléria poderia ser sambista e é. Poderia ser uma cantora de MPB e é. Poderia ser cantora de soul, jazz, afoxés ou ser chamada MC, porque é. De uma maneira revolucionária, ela aglutina em sua voz todas essas expressões da música, e algo mais, reflexo de seu tempo e seu lugar de fala: mulher negra de periferia, urbanóide de quilombo-cosmopolita.

No show de Brasília, a cantora lança seu DVD intitulado “Ellen Oléria e Pretu.tu - Ao vivo no Garagem!” para o público de sua cidade natal. No trabalho, a cantora foi acompanhada da banda Pretu.tu e condensou seu estilo em uma mistura de ritmos e influências que a trouxe até o local onde chegou e que promete levá-la muito além.

Show com a cantora Ana Reis
A sambista brasiliense une influências principalmente de Paulinho da Viola, Mônica Salmaso e Teresa Cristina, mas também de clássicos e renomados artistas como Clara Nunes, Cartola, Noel e Geraldo Pereira. Com repertório variado, que passeia da MPB ao samba, seu estilo preferido, a cantora se apresenta com frequência na cidade, já tendo feito parceria com grandes cantores locais como Renata Jambeiro e Cris Pereira.

Show com a banda Marambaia (Música Instrumental Brasileira)
A banda Marambaia se apresenta dia 18 de maio, no Museu Nacional da República, a partir das 18h, no show que encerra as atividades do projeto Eu Faço Cultura em Brasília. Na abertura do show, a apresentação dos 10 alunos escolhidos da oficina de música junto à banda Marambaia. Formado em 2002 e composta por Marcus Moraes (violão e guitarra), Marcelo Lima (bandolim, guitarra e violão), Alexandre Macarrão (baixo), Léo Barbosa (percussão) e Célio Maciel (bateria), o Marambaia é um grupo que desenvolve um trabalho de música instrumental independente mesclando informações de origens diversas. A banda, responsável pela abertura do evento, tem o objetivo de alcançar uma musicalidade própria através de composições inéditas, porém sem nunca esquecer a influência dos grandes compositores. “A ideia é fazer o público dançar”, comenta o percussionista Léo Barbosa. E pelo jeito vai ser difícil ficar parado. Abram alas que a Banda Marambaia vai passar!

Oficina De Percussão
Data da oficina: 17 de maio
Horário: das 09 às 13hs
Local: CEAN - Centro de Ensino Médio da Asa Norte
Endereço: SGAN 606/ 607 (Asa Norte)
Professor: Leonardo Barbosa

Show com Ellen Oléria
Local: Museu Nacional da República
Data: 18/05/2013
Horário: 18h
Valores: Apresentação gratuita. 
Se possível, levar 1 kg de alimento não perecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário