segunda-feira, 13 de maio de 2013

Descubra os tratamentos recomendos para gestante


Não é preciso esperar nove meses para ser mãe, os cuidados com a prole começam no período da gestação. Estudos comprovam que a massoterapia é aliada no combate ao estresse, uma das principais causas de abortos espontâneos. Os SPAs já propõem tratamentos especializados para as futuras mamães, que vão de massagens para relaxamento e drenagem linfática, até técnicas milenares da Índia, como é o caso da Shantala. De acordo com Pedro Vasco, sócio-proprietário do SPA, localizado no Shopping Pier 21, o procedimento deve estabilizar os níveis hormonais. 

“A gestante passa por um período de alterações fisiológicas, emocionais e endocrinológicas, portanto não basta estar consciente, é preciso intensificar os cuidados básicos com o corpo e a saúde’’, alerta Pedro, que também é massoterapeuta. Ele orienta que nos casos de anormalidade da placenta, útero e cérvix, assim como na gravidez de risco, a massagem é contra-indicada às grávidas. “É aconselhável que elas optem pela técnica depois do quarto mês de gestação, como forma de precaução, pois é quando os incômodos se acentuam’’, acrescenta. 

A drenagem linfática, por exemplo, é responsável pela redução da fadiga, e do inchaço nas pernas decorrente do acúmulo de líquidos (isto é, retenção líquida). No entanto, antes de se submeter ao tratamento, a escolha do profissional deve ser rigorosa. “Se sujeitar a um tratamento, mesmo que estético, requer avaliação médica durante este período. A drenagem é recomendada a partir do terceiro mês’’, explica. Pedro ainda diz que facilitar o fluxo da circulação contribui com a normalização da tensão arterial. 

Outra técnica importante é a massagem relaxante, feita com a gestante de lado, para que não haja pressão na barriga. Além de serem colocados travesseiros para conforto da mãe, e do neném. Essa prática beneficia algumas zonas que, normalmente, ficam mais tensas devido ao aumento de peso. Vale lembrar que, nesta fase, o ponto de equilíbrio cai mais para frente, o que sobrecarrega alguns músculos e articulações, especialmente na parte inferior do corpo. Segundo Pedro, ’’entre os tratamentos preferidos das gestantes que freqüentam o SPA & Cia estão a massagem de relaxamento e a drenagem linfática’’. 

É claro que a massagem aumenta a flexibilidade dos músculos, principalmente no último trimestre da gravidez e durante o parto, mas ela não influencia na recuperação rápida da forma física. “A aplicação e massagem regular com óleo na barriga hidrata, e nutre a pele, tornando-a mais elástica. Desta forma, ela também ajuda na prevenção de estrias’’, conclui o profissional. 

Para mais informações sobre os pacotes e todas as terapias oferecidas pelo SPA & Cia, acesse o site ou ligue para o telefone (61) 3224 2540. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário