segunda-feira, 15 de abril de 2013

Autistas terão atendimento garantido


Os autistas, pessoas com uma síndrome que afeta a capacidade de comunicação e interação social, passarão a ter atendimento especializado no Distrito Federal. O governador Agnelo Queiroz assinará na próxima segunda-feira um convênio que prevê cooperação entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Transferência de Renda para melhorar o atendimento para quem sofre do transtorno.

O anúncio foi feito hoje pelo chefe do Executivo em reunião com representantes da Associação dos Amigos do Autista (AMA-DF) e do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab).

O convênio é resultado da adesão do GDF ao programa Viver Sem Limite, do governo federal, voltado para pessoas com deficiência. A proposta inicial é que os profissionais das escolas públicas e do Instituto de Saúde Mental (ISM), localizado no Riacho Fundo, sejam treinados para acolher tanto os pacientes quanto seus familiares.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, em um primeiro momento não haverá destinação de recursos. "A medida é resultado do compromisso do governador Agnelo Queiroz em priorizar o atendimento aos autistas no DF", disse. Ele acrescentou que o GDF manterá a mesma qualidade de atendimento a outras pessoas com deficiência.

Haverá também um recadastramento desses pacientes, pois ainda não há números oficiais sobre a síndrome. Segundo organizações internacionais de saúde, a cada 50 nascidos, um é autista.

Fonte e imagens: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário