sábado, 23 de março de 2013

Unidades Móveis já atenderam mais de 35 mil mulheres



De março de 2012 a 15 de fevereiro deste ano, as unidades móveis de saúde da mulher da Secretaria de Saúde realizaram 35.261 exames em 24 regiões do Distrito Federal. Este ano a carreta 1 já esteve em Taguatinga, Brazlândia, Paranoá, Estrutural e no momento encontra-se estacionada em Sobradinho II. Já a unidade móvel 2 passou pela Penitenciária Feminina e agora atende no Setor Oeste do Gama.

As duas unidades permanecem nessas localidades até o dia 28 de março. Entre os dias 1 e 5 de abril a Carreta 1 estará na feirinha da Fercal e a unidade 2 vai atender as moradoras da Ponte Alta do Gama (próximo ao posto fiscal). “A prevenção é o melhor caminho, já que permite o diagnóstico precoce", ressalta o governador Agnelo Queiroz ao justificar a importância da iniciativa.

A Carreta 2 foi lançada em 8 de março, na Penitenciária Feminina. Durante o atendimento no local, foram realizadas 41 mamografias, 35 ecografias e 28 preventivos do câncer de colo de útero. Na primeira semana no Setor Oeste do Gama, entre 11 e 14, foram feitas 200 mamografias, 150 ecografias e 135 preventivos. Em Sobradinho II a carreta 1 realizou 228 mamografias, 235 ecografias e 301 preventivos, no período de 11 a 15.

Com o lançamento da segunda carreta, a capacidade de oferta - de 150 exames diários - dobrou. De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher mudou o cenário para a realização de exames no DF. "Não há mais fila para fazer mamografias. A carreta se consolidou como um instrumento que integra um conjunto de ações de assistência à saúde e beneficia as comunidades mais carentes", avalia. Segundo o secretario de Saúde, a terceira unidade já foi licitada e chegará dentro de alguns dias. 

Fonte e imagem: Ascom-SES/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário