terça-feira, 15 de maio de 2012

Remo Brasília


Uma modalidade que trabalha todos os grupos musculares, tonifica o corpo, melhora o funcionamento do sistema respiratório e, ainda, promete queimar 1000 calorias em uma hora. Estamos falando do remo. O esporte é tão praticado em Brasília, que a cidade já se tornou porta de entrada para jovens que sonham com a seleção brasileira. 

Pedro Pizarro é uma dessas pessoas. Membro da seleção brasileira, o atleta treina no Minas e na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), dá aulas e divulga o esporte na cidade. Para Pedro, o remo e o esporte mais completo que existe. "Ele trabalha os músculos, ajuda na flexibilidade, emagrece e o mais legal é que estamos todos os dias em contato com a natureza. Quer melhor?", afirma o atleta.

Em Brasília, dois clubes oferecem aulas de remo: o Minas Brasília Tênis Clube e Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). No Minas, as aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h. Quem optar pela AABB, além das aulas de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, o aluno tem a opção de praticar nos finais de semana, das 8h às 12h.       

O esporte é tao fácil e seguro que crianças de 8 anos e adultos de 80 podem praticar o remo. Pedro Pizzarro, afirma que não existem barreiras para quem quer aprender.

O jovem Bruno Campo, por exemplo, sempre teve medo de remar por achar o esporte inseguro. Depois de convites de amigos ele resolver tentar e hoje é um apaixonado pelo esporte. Bruno lembra que a decisão de remar não veio de repente. "Depois de vários apelos dos amigos e muita zoação comigo, eu resolvi aceitar, e olha que se soubesse que era tão bom tinha feito antes", confidencia.

Existem varias opções para quem quiser começar a remar. Pode-se escolher desde canoa havaiana, remo e stand up. O esporte pode ser praticado individualmente, em duas, quatro ou seis pessoas.  

Do ponto de vista do condicionamento físico, o remo trabalha pernas, abdômen, glúteos, costas, peitorais e braços, e ainda ajuda a queimar calorias, dentre as três modalidades e a que mais exige esforço do praticante. 

A Canoa Havaiana estimula a coordenação motora e equilíbrio. Como a embarcação tem um flutuador lateral, facilita sua estabilidade dá mais segurança para o aluno. Já o Stand Up é a modalidade do momento. Além de divertida, também trabalha coordenação motora e equilíbrio, pois deve ser praticada em pé.  

A primeira aula se divide em duas partes. Fora da água o aluno aprende a postura correta, noções da embarcação, aquecimento e, ainda, a estabelecer intimidade com o lago. Isso tudo e feito em um aparelho chamado de remo in door. 

Depois disso, o aluno pode escolher a modalidade e começar a praticar, sempre na companhia de um professor, que, no caso do Minas e da AABB, são profissionais treinados e com capacitação de brigadistas e socorristas.

Outra recompensa para quem pratica é o contato com a natureza. "A emoção de ver o por do sol de dentro do lago não tem explicação", afirma Pizarro. 

Para mais informações clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário