quarta-feira, 16 de maio de 2012

Criminalidade aumenta no DF


Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) referentes ao primeiro trimestre de 2012 (janeiro, fevereiro e março) apontam aumento de 14,1% nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período de 2011. Os crimes contra a pessoa aumentaram 9%; e os crimes contra o patrimônio, 14,7%.

Um dos fatores para esse aumento na criminalidade foi o impacto negativo da realização da Operação Tartaruga, deflagrada em fevereiro e março de 2012. Outro fator que influenciou esta estatística foi a greve da Polícia Civil do DF ocorrida no primeiro trimestre de 2011, o que acabou resultando no registro de ocorrências apenas de crimes de alto potencial ofensivo, como os crimes contra a vida, e de menos ocorrências policiais de crimes de menor potencial ofensivo.

O registro de crimes contra a dignidade sexual aumentou 34,3%, o que reflete os resultados positivos obtidos com as campanhas relacionadas à Lei Maria da Penha, que têm incentivado a denúncia de casos de violência ocorridos, sobretudo no ambiente doméstico. No primeiro quadrimestre deste ano (1º de janeiro a 30 abril de 2012), a Polícia Civil do DF prendeu 40 pessoas pela prática de crimes sexuais, 29 delas em flagrante. Houve um aumento de 25% no número de prisões desse tipo de criminosos em relação ao mesmo período de 2011, quando foram realizadas 32 prisões. No total, ao longo de 2011, foram presas 87 pessoas que praticaram esse tipo de delito.

Já a ação policial (apreensão de armas e drogas, repressão ao uso e ao tráfico de drogas e localização de veículos) aumentou 7,4%; e os crimes de trânsito reduziram em 0,6%, com queda de 32,6% nos homicídios culposos e aumento de 0,6% nas lesões corporais culposas.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Torres Avelar, destaca a implantação do programa de segurança pública  Ação pela Vida  – Integração e Cidadania , lançado em 20 de abril e com 90 dias para entrar em funcionamento.  “A medida vai trazer resultados em médio prazo e consolidará  a política de Segurança Pública Inteligente e Integrada que vem sendo aplicada desde o início do governo Agnelo Queiroz. Esses indicadores nos mostram que há  muito a ser feito ”, avalia.

Outros dados

No primeiro quadrimestre de 2012, o número total de prisões efetuadas pelo Sistema de Segurança Pública do Distrito Federal foi de 4.191, enquanto no mesmo período do ano passado o número registrado foi de 3947.

Fonte: Ascom-SSP/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário